1.11.06

Randy Newman


Foi em 1989 que ouvi Randy Newman pela primeira vez. Tinha um namorado que achou imperdoável eu não conhecer o senhor do Little Criminals. Ofereceu-me o disco com um ar muito circunspecto. Quando olhei para a capa do disco, achei o look tão old fashion, que me convenci de que aquele presente só podia ser uma preciosidade retirada do fundo do baú, e que o Randy Newman seria já muito velhinho. Engano meu. Little Criminals já tinha alguns anos (1977) mas ainda hoje saem novos álbuns do autor de Short People, Baltimore ou Texas Girl at the Funeral of her Father.

Here I am lost in the wind
Round in circles sailing
Like a ship that never comes in

Standing by myself
Sing a sad song for a good man
Sing a sad song for me...

Land of Dreams já fui eu que comprei. A música que têm andado a ouvir, Falling in Love, é desse álbum. Newman tem uma longa carreira e nos últimos anos começou a ser presença constante na cerimónia de entrega dos Oscares. Compôs várias bandas sonoras, muitas canções, que deram origem a 15 nomeações e pelo menos um Oscar (para a canção If I Didn't Have You, de Mosters INC, em 2002). O último filme com música dele é Cars e é impossível não gostar. Uma voz inconfundível, letras que contam histórias, sátiras que um "narrador imaginário" desfia, em ritmo de balada.

Falling in Love


Bad News from Home



3 comentários:

Anónimo disse...

confesso que conheço muito mal este cantor...

...country?

Os trechos em escuta são agradáveis, qb

Bjo

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

não é bem country..., ele já foi muito cáustico, inspirador de Nick Cave, por exemplo. Short people foi censurada. o álbum Good Old Boys tb foi polémico. mas nos últimos tempos (que é há mais de uma década) anda mais leve...

bj

Anónimo disse...

e a banda-sonora de "ragtime" (do r newman), já ouviu?

talvez goste :)